terça-feira, 15 de março de 2011

PROTESTO, TUMULTO, BOMBAS, E OS VEREADORES...


A manifestação tão esperada em frente a câmara municipal não teve o fim esperado, em clima de muita tensão, cerca de 2 mil pessoas reuniram-se desde as 18:00h desta terça (15) na expectativa de uma manifestação ordeira e pacífica, no entanto, bastou a câmara limitar o acesso ao interior da casa para os animos se acirrarem, pessoas revoltadas com o possível cancelamento da sessão emitiram gritos de ordem contra a atitude dos vereadores.




Houve um pequeno início de tumulto e a guarda nacional, tão elogiada por todos desde sua chegada perdeu o rumo e jogou bombas de efeito moral em meio a multidão. A tropa de choque também mostrou suas garras, e em ritmo de controle de distúrbio civil, com bastões, escudos e capacetes fizeram um cordão de isolamento de frente a entrada principal da câmara.



Os manifestantes acusaram os próprios aliados do governo em forjar o tumulto, e também pela quebra das vidraças da porta de entrada da câmara.

Os verdadeiros responsáveis pelo início do tumulto não foram identificados e a manifestação continuou com gritos de ordem de "fora prefeito", "ladrão", "covarde" e ainda o mais cantado "renuncia! renuncia!" (confesso que este foi o que mais me agradou).


Os vereadores optaram pela não abertura da sessão alegando falta de segurança e com isso provocou ainda mais a revolta da população que mesmo debaixo de muita chuva permanecia em frente a casa legislativa, os mesmos esperaram até que os edis deixassem a casa mas somente alguns deles se arriscaram e desceram pela saída lateral amparados pela guarda nacional.

No fim, cerca de 150 pessoas foram para frente do prédio onde o prefeito Jorge Mario reside e continuaram a cobrar a presença do prefeito sob gritos de ordem.



Como não houve a sessão da câmara os manifestantes já estão se organizando para um novo protesto que irá acontecer na próxima quinta-feira, os edis que se preparem.

É bom ficar de olho para que os mesmos não troquem a sessão para dia e hora diferente do habitual.



Nenhum comentário: