sexta-feira, 18 de março de 2011

FÓRUM PARA DISCUTIR A RECUPERAÇÃO DA REGIÃO SERRANA

A manhã desta sexta-feira (18/03) foi animadora para a Região Serrana. Além do sol na cidade de Teresópolis, diversas entidades e representantes dos poderes públicos estiveram presentes no evento "Recuperação Econômica dos Municípios da Região Serrana", organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB).

O parlamentar comemorou a aprovação da lei 5.917/11, publicada no Diário Oficial do Executivo de quinta-feira (17/03), que flexibiliza as regras para a concessão de empréstimos a firmas localizadas em cidades onde tenha sido decretado estado de emergência ou calamidade pública. "Essa lei foi aprovada na Alerj, no dia 10 de março, e traz um grande avanço, pois flexibiliza as exigências de praxe, em relação ao programa de investimento InvestRio. Tirando somente a questão federal das certidões previdenciárias, em que o estado não tem competência de legislar, todas as outras certidões não serão exigidas para as empresas da região. Nós temos um programa contínuo de curto e longo prazo. Estamos trabalhando pela geração de novos postos de trabalho e pela manutenção dessas empresas na região. O governo terá participação permanente no reerguimento dessas cidades" , comentou Paulo Melo, que ainda comentou pelo trabalho do Fórum. "Ele congrega as diversas entidades do ramo empresarial e da sociedade organizada. São essas instituições que tem o dinheiro e que trazem investimentos. Por isso é importante trazer eventos assim para a região Serrana", concluiu.

Sob o ponto de vista do desenvolvimento do setor turístico da região, o subsecretário de Estado de Turismo, Audir Santana, comentou que a falta de informação é muito prejudicial para a economia dessas cidades."Escutei, em Madrid, uma pergunta que me deixou muito preocupado. Perguntaram se a tragédia na Região Serrana não iria impedir o desfile do carnaval carioca. Por isso é muito importante o trabalho de incentivo ao turismo. Não podemos deixar esse tipo de dúvida", explicou Audir. Já o deputado Nilton Salomão (PT) acredita que somente com a continuidade dos trabalhos públicos as cidades vão retomar suas atividades normais e sua força econômica. "Precisamos trazer para a região um olhar voltado para o desenvolvimento econômico. O estado tem uma economia pujante e precisamos trazer essa energia para a Região Serrana", ponderou o parlamentar, que é de Teresópolis. Segundo ele, o compromisso tem de ser permanente. "Não podemos achar que devemos apenas repor uma ponte ou uma casa. É um trabalho de desenvolvimento pleno para toda a região, em todos os setores", disse Salomão. Estiveram também presentes nessa manhã os deputados Luiz Paulo (PSDB), Átila Nunes (PSL), Janira Rocha (PSol), Rogério Cabral (PSB), Aspásia Camargo (PV), Marcus Vinícius (PTB).

Texto de Raoni Alves (fonte ALERJ)



Lembrando que mesmo com toda a importância deste Fórum e das discussões e idéias e propostas para o benefício de nossa região NENHUM vereador de nossa cidade foi visto no evento.

Estive presente durante toda a parte da manhã, caso algum edil tenha participado do mesmo na parte da tarde o espaço para correção está aberto.


Nenhum comentário: