quinta-feira, 6 de outubro de 2011

RETA FINAL DE FILIAÇÕES

Amanhã é o último dia para quem pretende filiar-se a um partido político para estar em condição de elegibilidade no pleito de 2012. Para quem está filiado e pretende trocar de partido a regra é comunicar sua desfiliação ao diretório municipal do partido a qual está filiado e em seguida comunicar ao cartório eleitoral sua desfiliação.

A legislação permite até que o cidadão filie-se a um outro partido primeiro para depois se desfiliar do outro, porém o filiado deve comunicar ao diretório e o juízo eleitoral da mudança dentro de 24 horas sob pena de ter dupla filiação.

O bom mesmo é ficar esperto e desfiliar-se primeiro para só assim ingressar em outro partido.


Com o aumento do número de cadeiras na câmara de 12 para 21 vagas é grande a expectativa dos partidos e dos pré-candidatos, espera-se que cerca de 400 pessoas se lancem candidatos ao cargo devido a composição dos partidos e coligações. Nessa matemática, cada partido poderá inscrever até 32 candidatos para concorrer sem coligação, no caso dos partidos que optarem em coligar-se o numero total da coligação não poderá ultrapassar o número de 42 candidatos. Lembrando que destas vagas obrigatoriamente 30% devem ser ocupadas por candidatos do sexo feminino.

Este ano uma nova regra anda atormentando os líderes de partido, é que para cada candidata mulher não escrita o partido deixa de registrar uma vaga masculina, o que não ocorreu no último pleito onde a vaga era reservada mas poderia ser deixada sem preenchimento e não alterando o quadro de vagas masculina. Com esta muitos partido poderão lançar candidatas "fantasmas" apenas para não perder a vaga masculina.

Vale lembrar que o TRE promete ficar de olho neste tipo de jeitinho brasileiro e estas deverão cumprir com todo o rito de um candidato normal inclusive com a prestação de contas.

Segundo informação obtidas muitos partidos já estão com suas nominatas prontas aguardando apenas o vencimento do prazo para os anúncios de seus pré-candidatos, é que segundo se comentam por aí, os presidentes de partido estão escondendo suas listas, pois o assédio da "concorrência" está forte e muitos pré-candidatos ainda podem dar o pulo do gato na calada da noite, prejudicando todo um grupo.

Assim segue-se os bastidores deste primeiro round da eleição 2012, e o próximo passar a ser as convenções onde as alianças irão se formar e os candidatos ao cargo majoritário irão ser definidos e daí sim saberemos que são realmente os prefeitáveis.


Nenhum comentário: