segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AFINAL QUEM É O CULPADO?



Passado os primeiros dias da tragédia que abalou todo o país, as pessoas começam a se perguntar de quem é a culpa desta catástrofe. Dos Políticos? Das pessoas que constroem em área de riscos? Da natureza? As opiniões de divergem, trazem a tona discussões profundas e sem fim.


Os nossos políticos que não agem de forma correta, não produzem políticas públicas eficientes, a corrupção, a ganância pelo poder e o dinheiro impedem que pessoas eleitas para defender nossos interesses construam um país melhor.

Preferem lutar entre si, pelo seu próprio zelo. Não há uma política de habitação capaz de suprir as necessidades da população, seja em qualquer esfera, não há cobrança, os acordos e conchavos políticos falam mais altos, em uma esfera além do que podemos imaginar.

Há décadas pessoas morrem soterrados na lama, criada pelos próprios seres por nós ali delegados, esta lama só mata e suja os seres mais simples, aqueles cuja a dignidade, a honestidade e a honra estão em primeiro lugar.

A natureza, implacável como ela é não perdoa classe social, cor, raça ou religião, sua força ultrapassa os limites de nosso conhecimento e sendo assim não escolhe hora nem lugar.

As pessoas, que desde os tempos antigos quando existia a "lei do mais forte" buscavam segurança através de seus lares, do convívio com sua família. Reuniram-se e abriram mão de certa liberdade, na esperança de terem direitos segurados garantidos por uma força maior denominado então de "estado".

Hoje, após centenas de anos, este que deveria defender e criar as possibilidades de uma vida melhor, é o mesmo que os acusam de construirem em áreas não próprias, chamadas áreas de risco. Estas pessoas por sua vez confiaram no poder do estado e acreditaram que com o término da "lei do mais forte" teriam segurança, após descobrirem que tudo não passou de um sonho e voltados a vida real se vêem obrigados a abrigarem seus entes queridos em lugares perigosos, contando com a sorte e desafiando algo que sabem que não há como vencer.


Enfim, de quem é a culpa?

Um comentário:

Dri disse...

Amigo,
Adoraria que vc visse um video que postei no meu blog.
É o trabalho de uma AMIGA e voluntários para diminuir a dor de quem perdeu tanto ou tudo.
Qto mais acesso, mais ajuda eles poderão ter.

Conto contigo.

Obrigada
Adriana

htp://calmaamor.blogspot.com