domingo, 11 de dezembro de 2011

QUEM SÃO OS PREFEITÁVEIS?

Com a determinação do TRE para que o município de Teresópolis tenha eleições suplementares no dia 05 de Fevereiro de 2012, a cidade novamente virou notícia e as especulações não param de aparecer e dúvidas pairam no ar. Afinal quem são os prefeitáveis?

Segundo a legislação vigente para que um cidadão esteja devidamente habilitado a disputar a eleição para prefeito é necessário ter no mínimo um ano de filiação partidária entre outros requisitos como idade mínima de 21 anos, estar regularizado e em dia com o serviço militar, justiça eleitoral, etc..

Com isso muitos pretensos pré-candidatos que se preparavam para o pleito em outubro de 2012, ficaram de fora desta disputa que ocorrerá a pouco mais de 50 dias. Sabe-se que as convenções que decidirão os reais candidatos só acontecerão próximo do natal, porém alguns candidatos já manifestaram vontade para disputar as eleições suplementares.

São eles:


ARLEI ROSA: (PMDB)

Atual prefeito (interino) , pela primeira vez concorreu a eleição (2008) e assumiu um mandato em sua vida, antes mesmo de completar o seu primeiro mandato, foi eleito presidente da câmara e agora se tornou prefeito. Está com a "maquina administrativa" na mão fator importante em uma eleição. Tem contra ele o fato de ter sido aliado do prefeito cassado Jorge Mario, prova disso foi o fato de ter assumido a presidência da câmara através da reversão dos votos de Mandinho, Ademir Enfermeiro e Clayton Valentim, feito pelo ex-prefeito na ocasião.



CARLINHOS DA SERRA: (PSDB)

Empresário de sucesso no ramo de hortifruti na cidade e em outras regiões, já foi vereador e candidato a prefeito em eleições anteriores. Poderá ser uma surpresa para muitos caso se confirme sua candidatura. Tem carisma, conhecido popularmente e tem um partido que notoriamente tem a simpatia do Teresopolitano, a se confirmar pelo resultado das eleições presidenciais onde o PSDB sempre obteve excelentes resultados. Tem contra ele o fato de ter se afastado do meio político após a derrota das eleições em 2004.







MARIO TRICANO: (PP)

Prefeito por três vezes em Teresópolis, perdeu a eleição para Jorge Mario em 2008, quando muitos davam certa a sua vitória. Segundo se comentam por aí é novamente um dos nomes mais cotados para vencer as eleições mas tem a missão de reverter o seu alto índice de rejeição. É sem dúvida o candidato que mais articulou nos últimos meses, dentre os candidatos que estão aptos para concorrer.








MAURILIO SCHIAVO: (PPS)

Médico e ex-secretário no governo Jorge Mario, Dr. Maurílio como é conhecido de todos se beneficiou entre os "novatos" pelo fato de estar há mais de um ano filiado no PPS, tem este fato a seu favor e pode arrastar os votos de rejeição dos candidatos antigos. Contra ele pesa o escândalo envolvendo o seu nome no caso de suposta troca de votos para o deputado André Correa por exames e remédios na eleição de 2010.





NILTON SALOMÃO: (PT)

Deputado estadual por três vezes, poderá tentar agora a vaga no executivo estadual, já foi candidato ao executivo na condição de vice-prefeito em 2008 pelo PMDB, quando junto com o ex-vereador FARIA perdeu a eleição para o então prefeito Jorge Mario do PT. Tem a dura missão de erguer o nome do partido dos trabalhadores e desvincular a imagem do ex-prefeito Jorge Mario do partido, tarefa tida como uma das mais difíceis entre os candidatos citados. Outro fato importante que se questiona é como ficaria a situação do deputado junto ao governador Sergio Cabral. Se o PMDB vai lançar candidato em Teresópolis e o deputado fazendo parte da base aliada do governador também pensa em se lançar, como ficaria esse relacionamento e como o deputado administraria sem ter algumas "perdas".


Enfim, até que se realize as convenções muita coisa pode mudar, alianças poderão ser formadas e muitas surpresas poderão surgir. Com isso a especulação ganha força na mídia local e o assunto toma conta das "esquinas", jornais e rede sociais.

Quem será o vencedor? Só mesmo em 05 de fevereiro de 2012 é que saberemos!

Nenhum comentário: