domingo, 10 de julho de 2011

CORRUPÇÃO!



O jornal o GLOBO deste domingo publicou matéria exclusiva sobre um possível esquema de corrupção, envolvendo três empresas e dois ex-secretários do governo Jorge Mario. Na matéria intitulada "DEPOIS DA TEMPESTADE, VEM A CORRUPÇÃO" O jornal denuncia o suposto esquema onde os ex-secretários José Alexandre (governo) e Paulo Marchesine (obras), cobraram propinas de até 50% dos contratos que seriam feitos sem licitação por conta da tragédia do dia 12.

Segundo a matéria os empresários já estavam habituados a receberem propostas de pedidos de comissão de 5 e 10%, porém se surpreenderam com o alto valor pedido no esquema. Ainda há o relato sobre uma delação premiada feito por um dos empresários feita no ministério público federal.


Trechos dos depoimentos foram publicados na matéria e claramente são citados os nomes dos ex-secretários. A prefeitura de Teresópolis nega qualquer tipo de esquema e segundo a procuradora geral do município, Ana Cristina, caso seja confirmada a denúncia do empresário abrirá uma sindicância para apurar os fatos.



As empresas supostamente envolvidas e citadas na matéria são; Vital Engenharia, RW de Teresópolis, e Terrapleno Terraplanagem Ltda. Vale lembrar que o empresário dono da RW de Teresópolis foi ouvido na CPI da câmara dos vereadores e negou a delação premiada e participação em qualquer esquema de vantagens oferecidos pela prefeitura. Na ocasião o vereador Dr Carlão (PMDB) chegou a chamar o empresário de mentiroso, fazendo duras críticas ao empresário quanto a veracidade das informações que estavam sendo passadas a CPI, inclusive quanto ao assunto delação premiada.

Antes mesmo do empresário ser ouvido na CPI, fortes boatos circulavam na cidade dando conta que haveria um suposto empresário que aceitou fazer a delação e de acordo com comentários de populares e pessoas ligadas a política local este seria o dono da RW Construtora.

Esta matéria apenas confirma o que a população vinha comentando durante toda a administração do governo Jorge Mario, o interessante é que os responsáveis pela CPI sequer chamaram o ex-secretário José Alexandre para ser ouvido e também mostra como os edis estavam despreparados ou pouco interessados em desvendar este mistério pois se o jornal teve acesso a estas informações como os edis não tiveram?


2 comentários:

ZEZÉ disse...

A gente já tinha noção disso tudo. Tomara que à partir de agora PROVIDÊNCIAS sejam tomadas. Chega de conversinha não é? Teresópolis precisa de ATITUDE .

Anônimo disse...

Só o prefeito? e as secretarias de serviços publicos (defesa civil, meio ambiente, saude, obras, etc....... cadê o Ministério Publico, façam uma limpesa completa, vamos botar na cadeia os corruptos e os corruptores.