domingo, 11 de julho de 2010

REALIDADE OU FICÇÃO?

Algumas críticas andam circulando em sites de relacionamento na internet nas comunidades de debates políticos de Teresópolis, quanto ao projeto apresentado recentemente pela prefeitura de Teresópolis "OPERAÇÃO CIDADE BELA". Outro ponto duramente criticado é o ORÇAMENTO PARTICIPATIVO.

Segundo os internautas os projetos apresentados são simples reformas de praças e arruamentos, algo comum e obrigatório em qualquer administração pública e que a"festa" para apresentação bem como o projeto foi com cunho eleitoreiro para promoção dos seus apadrinhados.

A minha opinião é; Mascarar a cidade para que os turistas vejam uma cidade bonita e bem arrumarda ajuda, mas não resolve o problema de uma população carente de assistência médica, emprego e educação, apenas tornar a cidade mais "bela" não fará que a saúde do município melhore ou que nossas crianças tenham imediatamente vagas em escolas e creches, e que os pais amanheçam empregados, é preciso "arregaçar as mangas" e realmente contribuir com toda a cidade através de políticas públicas mais efetivas e com melhores resultados, estabelecendo metas e objetivos para o real crescimento do município. Até agora apresentam-se alegorias e adereços mais estas não se movem, não pensam e não agem, é preciso muito mais do que equipamentos, é preciso saber fazer e ter competência para gerir tudo isso.

Quanto ao orçamento participativo, foi anunciado como algo jamais visto na história da cidade, porém, até agora nada de concreto foi feito e já estão pensando em preparar um novo, sou membro do conselho da cidade no OP e jamais houve uma reunião com os conselheiros no intuito de se discutir abertamente as obras aprovadas. As reuniões feitas até o momento foram apenas para prestação de contas e blá, blá, blá.

Quando questionei isto, a resposta veio da forma "rolando lero". Os orçamentos foram aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2010, e todos vinculados com emendas parlamentares, algo visto por mim e critícado junto a Denise Lobato como forma de uma "preparação de desculpa" caso não saia do papel.

Esta ação prefeito nos bairros é mais uma armação para ludibriar os eleitores, ou então o orçamento participativo não teve efeito, a função é a mesma, visto que as reinvindicações dos bairros já foram apresentadas no OP. O benefício deve ser coletivo e não individual.

A não ser que o Exmo Prefeito queira fazer favores ou atendimentos pessoais à população.

SERIA ISSO A VERSÃO ATUALIZADA DO FAMOSO "BEIJA MÃO" ?

Diante de tantas promessas não cumpridas ficamos a espera de respostas para sabermos até onde vai a realidade ou a ficção.

Só o tempo dirá...

Nenhum comentário: