sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

COLETA SELETIVA...

O prefeito Roberto Petto, sancionou a lei municipal nº 2.734, de 03 de Dezembro de 2008, que tornará obrigatória a separação do lixo em três espécies; Lixo seco, orgânico e Banheiro/similares. Por enquanto a lei é válida para as repartições públicas, hospitais, hotéis, shoppings, industrias em geral, condomínios, bares, restaurantes, lanchonetes e similares.
De acordo com o Art. 9º, a lei obriga a separação com sacos nas cores azul, marron e cinza respectivamente, e todo o lixo reciclavel coletado, deverá ser doado a instituições filantrópicas, entidades ecológicas ou associação de moradores a livre escolha (Art. 6º). Caberá as instituições a coleta dos mesmos (Art. 8º).
Ainda sobre a lei, ficou definido que a coordenadoria de meio ambiente, ficará responsável em realizar campanha de esclarecimento no sentido de facilitar a aplicação da lei.
Bem, já estava na hora da cidade dar um pontapé inicial para a destinação do "nosso" lixo, Eu mesmo em tempos atrás entrei em contato com a USINA VERDE, (um projeto piloto de reciclagem do lixo, que aproveita nada mais nada menos do que 100% do lixo recebido). para verificar o custo de um projeto deste e a qual o tempo de retorno. A resposta foi dada, uma usina de um módulo processa até 150 toneladas/dia, e, além da reciclagem do lixo, e o que não serve é queimado, e vira energia elétrica, que pode ser vendida ou aproveitada para iluminar determinadas regiões públicas. O prazo de retorno do investimento é de apoximadamente 6 anos.

Nenhum comentário: