sexta-feira, 17 de junho de 2016

Em tempos de crise, apertar o cerco é a solução...

O país vive uma crise econômica e política e isso não é mais segredo, o problema se alastra e como uma cascata vem arrastando para todas as esferas da federação.  Em particular, e mais próximo de nós, temos o governo do estado do Rio de Janeiro e nossa querida Teresópolis.  O governo federal, diga-se mais propriamente ao "DESgoverno" do PT que por mais de uma década saqueou os cofres públicos e não soube planejar sabiamente e como devido um futuro de uma nação, nos deixou de herança uma amarga dívida interna e centenas de obras inacabadas e sem dinheiro em caixa para terminá-las.  Outro problema grave, a saúde, esta literalmente e com perdão a analogia, não consegue deixar o CTI como milhões de brasileiros.

O governo do estado do Rio de janeiro também é de dar inveja a tanta incompetência, digo em relação aos nossos governantes de Brasília, porque creio que apostaram quem destruíria mais rapidamente um Estado. Sabidamente, todos os estados tinham conhecimento na queda da arrecadação, principalmente por conta da nova divisão de royalties, mas ainda assim, não se prepararam, não efetuaram dos devidos cortes, e sequer, embora tenham sido avisados, se prepararam para o enfrentamento das dificuldades econômicas que estavam por vir.

Aqui em Teresópolis, e como dito no início do texto, o efeito cascata chegou firme e forte em ambos sentidos, da incompetência administrativa e da queda de arrecadação.  O cidade sofre desde a tragédia de 2011, na forma politica e econômica, e as previsões futuras ainda são sombrias.
O município tem um déficit milionário, o problema é real mas os discursos continuam os mesmos, a captura da máquina pública para fins próprios sejam eles políticos ou de vaidade continua, e digo isso porque não adianta nada criticar governos anteriores que sabidamente agiram de forma totalmente displicentes se na prática nos portamos da mesma forma. 

Não existe mágica, como em qualquer empresa ou mesmo em nossas casas quando o orçamento aperta cortamos despesas, reduzimos o consumo, pois, sabemos que se não o fizer, estaremos contraindo despesas que não poderemos mais pagar, e assim, esperamos que nossos governantes também o façam. Mas essa não tem sido a prática executada, a saída encontrada até o momento em todas essas esferas citadas tem sido aquela do "apertem o cerco o dinheiro sumiu", ou seja, não cortam na carne deles, mas a do povo vem sendo dilacerada, com o aperto nas fiscalizações, multas, protestos, ações judiciais, etc.

Enfim, em tempos de crise, a solução que eles encontraram foi apertar o cerco contra a população, mais daí fica a pergunta. E quem aperta o cerco contra eles?

Fui...

Nenhum comentário: