sexta-feira, 17 de junho de 2016

ELEIÇÕES 2016 BASTIDORES QUE VOCÊ NÃO CONHECE....

Com a proximidade das eleições 2016 as movimentações partidárias e políticas estão a todos vapor, o que muitos não sabem ou nem imaginam é o que ocorre pelos "bastidores" do poder.  Segundo a legislação eleitoral, para que cada partido ou coligação eleja ao menos um vereador, estes devem alcançar na soma de votos de todo os seus candidatos o que se denomina quociente eleitoral.

De forma simples e como exemplo para que você entenda, suponhamos que este ano em Teresópolis, 84.000 eleitores vá as urnas e votem em algum candidato ou legenda (já excluindo branco/nulo).

Nesse caso, o quociente seria a divisão  desse número pelo número de cadeiras na câmara, ou seja 12, perfazendo um resultado de 7000 (84.000/12 = 7000), assim, cada partido ou coligação que em sua soma de votos de todos seus candidatos alcance os 7.000 votos elege um candidato, sendo nesse caso eleito o mais votado dentro do partido/coligação.

Entendido essa matemática, ressaltamos ainda que cada partido/coligação de acordo com a nova legislação em Teresópolis somente poderá inscrever 18 candidatos, respeitando ainda a garantia de percentual de 30% de sexo oposto nas inscrições.

Aí começa o jogo sujo na política, pensando em impedir que demais partidos consiga alcançar essa soma, grupos políticos ou mentores e líderes partidários, aliciam candidatos dos demais partidos contrários, tentando convencê-los a não se candidatarem com o único intuito de enfraquece-los retirando possíveis representantes do povo e afim de garantir a supremacia do poder.

Movimento lamentável que fere consideravelmente a democracia do país e que nos faz retroceder ao tempo dos feudos ou da ditadura militar, onde somente os detentores de riqueza e poder dominavam a coisa pública. E isso ocorre em todos os municípios, porém, com mais ênfase nas cidades menores e de interior onde a proximidade e o conhecimento dos candidatos é mais claro.

Bem, fica aí a dica, para aqueles que praticam esse jogo sujo político, tanto quem chama com quem vai não merece credibilidade, pois o que já começa errado não tem como dar certo.


Nenhum comentário: