quarta-feira, 24 de outubro de 2012

OPORTUNIDADE ÚNICA...

Um dos temas mais discutidos nos últimos dias na cidade é a exoneração em massa de cargos comissionados e os cortes nas gratificações e hora extra dos servidores municipais. Há diversas versões para os motivos que levaram o prefeito a tomar estas decisões, e ainda, opiniões contrárias e favoráveis as medidas tomadas, que na verdade não é uma decisão exclusiva do prefeito e sim de um corpo técnico dentro do poder executivo.

O fato é que os motivos mais prováveis para tamanha mexida no quadro do funcionalismo é o enxugamento da máquina pública e consequentemente uma economia considerável ao cofres públicos, que segundo se comentam nos bastidores é peça fundamental para o cumprimento das metas da lei de responsabilidade fiscal para o fechamento das contas do governo no último exercício do mandato do prefeito.


Infelizmente neste caminho há pessoas sendo "penalizadas", pois não esperavam ser afetadas pelos duros cortes na folha de pagamento e após anos de serviço prestados a prefeitura estão sentindo na pele o drama de ter seus vencimentos reduzidos em uma época não muito favorável (se é que existe época favorável a isso).

Mas o que parece ser ruim pode se tornar uma oportunidade única para o poder executivo efetuar uma verdadeira "faxina" na prefeitura e buscar com muita precisão e enfim fazer justiça a aqueles que realmente fazem a máquina pública andar que são os servidores de carreira (concursados) e alguns comissionados que diariamente se dedicam a servir o público em geral nas mais diversas áreas.

Arlei dificilmente terá oportunidade como esta para rever cuidadosamente cada posto, cada funcionário, suas reais funções, vencimentos e se o mesmo atua ou não.  Pessoas que neste momento estão cabisbaixas com o momento de incerteza, podem ser beneficiadas novamente e até mesmo ter melhores condições de trabalho e remuneração, caso a prefeitura abrace esta oportunidade e refaça todo o planejamento do quadro de funções e funcionários, retirando toda a "gordura" existente no poder executivo, mantendo assim uma administração mais enxuta, com melhores resultados e mais eficiência no atendimento ao povo teresopolitano.

É claro que não sou contra a contratação de comissionados desde que os mesmos produzam e tragam benefícios para a população e façam jus os vencimentos recebidos.  O que temos visto nos últimos anos é justamente a população pedindo que a farra dentro dos órgãos públicos termine e que estes "cabides de emprego" sejam extinguidos, então temos aí esta oportunidade, de fazer para o próximo mandato uma administração séria, formada com pessoas que realmente querem trabalhar pelo município e com isso nos trazer bons resultados.

Talvez seja uma oportunidade unica!




Nenhum comentário: