domingo, 21 de outubro de 2012

BALANÇO GERAL DAS ELEIÇÕES...

A Partir desta voltaremos as postagens normais do nosso dia a dia, que devido ao tempo escasso por conta das eleições, não estavam sendo feitas com muita frequencia. Agradeço desde já a todos que acompanham as publicações e que colaboram com denúncias, notícias, críticas e elogios.


ELEIÇÕES 2012 - AFINAL QUEM SERÁ O PREFEITO?


Passado o fim das eleições em nosso município e mesmo o TRE divulgando o resultado final desta muitas dúvidas pairam no ar, como exemplo a situação do futuro prefeito de nossa cidade.  O TRE declarou o prefeito interino Arlei (PMDB),  como vencedor da eleição, porém nas urnas o real vencedor foi o ex-prefeito Mario Tricano (PP), que superou a marca de 27 mil votos no dia 7 de outubro.

A situação do ex-prefeito do PP, é bastante complicada pois depende da decisão dos ministros do TSE em Brasília para reverter o indeferimento dado pelo juiz eleitoral do município e mantido pelo tribunal regional.  Em tese o ex-prefeito foi penalizado pela "lei da ficha limpa" que imputou mais cinco anos sobre uma condenação recebida pelo uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder econômico nas eleições de 2008, sendo que a condenação prevista antes da lei da ficha limpa terminava em dezembro de 2011.

Nem mesmo os especialistas na área chegaram a um consenso, há quem defenda a tese que a situação é reversível e há quem afirma categoricamente que não.  Enfim, ainda poderemos ter grandes mudanças no quadro político de nossa cidade, será o nosso "segundo turno" da eleições.



NOVA CÂMARA



Da mesma forma que ocorreu nas eleições de 2008, a câmara municipal terá uma cara nova na próxima legislatura, foram oito novos vereadores eleitos, com destaque para o interior que conseguiu até o momento eleger três novos e manteve um (Anginho PSD), este quadro também poderá ter novas mudanças já que tramita no TSE em Brasília, dezenas de recursos de candidaturas indeferidas de vereadores.

Os votos destes candidatos continuam considerados nulos e caso sejam revertidos haverá mudança no quociente eleitoral e vereadores que foram eleitos por média poderão perder suas vagas, como foi o caso do João Miguel (PTN) que há poucos dias perdeu sua vaga para o Luciano de Vargem Grande (PSB).

Ainda há a possibilidade do vereador do PTN recuperar sua vaga caso os dois candidatos do seu partido consiga reverter seus indeferimentos no TSE, mas vale lembrar que o PSL tem também candidatos para serem julgados o que poderá manter a composição da câmara como está neste momento.


Ou seja, até primeiro de janeiro de 2013 poderemos ter ainda algumas surpresas ou modificações no quadro político da cidade e alianças que estão sendo formadas neste momento poderão "ir por terra" e deixar muita gente chupando o dedo.

Atualmente o quadro da câmara está formado com os seguintes candidatos:

Anginho (PSD)
Da Ponte (PSDB)
Habib (PMN)
Dr. Carlão (PMDB)
Fabinho Filé (PMDB)
José Carlos da estufa (PSDC)
Luciano de Vargem Grande (PSB)
Mauricio Lopes (PSL)
Dedê (PTN)
Serginho Pimentel (PRP)
Dr. Antonio Francisco (PP)
 Claudio Mello (PT)

Nenhum comentário: