terça-feira, 26 de junho de 2012

NÃO ADIANTA RECLAMAR...



Com a mudança do número de cadeiras diversos partidos foram obrigados a refazerem suas contas e reavaliar  suas nominatas para a eleição de outubro de 2012.  A grande maioria dos partidos se prepararam para enfrentar uma eleição com 21 cadeiras, pelo fato dos vereadores no ano anterior terem aprovado o aumento do número de cadeiras.

Segundo as regras do TSE cada partido isoladamente pode inscrever até 150% do número de cadeiras na câmara.  Com isso Teresópolis com 21 vereadores os partidos poderiam inscrever até 32 candidatos.

Para o caso de uma coligação entre dois ou mais partidos a regra muda um pouco e dá a condição de inscrição de até 200% de candidatos, usando novamente a cidade como exemplo uma coligação poderia inscrever até 42 candidatos.

A regra ainda estabelece uma proporcionalidade de inscrição de sexo oposto, sendo que sobre o percentual de inscritos 30% obrigatoriamente tem que ser sexo diferente.

Esta matemática vem trazendo grandes descontentamentos dentro de cada partido pois como dito no início do texto, os partidos se prepararam para enfrentar uma eleição com 21 cadeiras disponíveis, e de uma forma inesperada e irresponsável os edis da câmara de Teresópolis mudaram a regra do jogo aos "45 minutos do segundo tempo", trazendo grandes problemas para os dirigentes partidários.

Não que a regra não pudesse ser mudada, mas registro a forma irresponsável de faze-la, planejaram a mudança para 21 numa forma de "desespero eleitoral" onde cabeças rolariam a todo o jeito, e eis que veio o salvador da pátria, Arlei Rosa, beneficiando os edis com obras, cargos e favores, levantando a moral de cada um de seus aliados.  Sendo assim, não precisariam mais desta grande festa de cadeiras e decidiram enfrentar em um número reduzido a eleição mais difícil da história do município.

O tiro sairá pela culatra, e com certeza será a marca desta câmara que se propusesse a fazer como manda  o figurino, teria promovido um amplo debate para a discussão do que seria melhor para o município e quando fazer, trazendo  legitimidade a uma decisão que de forma serena teria o apoio de todos.

Enfim, só resta agora decidir cada um com seu critério a quem dar a tão sonhada vaga para a disputa eleitoral e aos demais que ficarão pelo caminho só nos resta dizer...


Nenhum comentário: