quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

UM ANO DA TRAGÉDIA...


Há exatamente um ano, Teresópolis viveu o momento mais difícil de toda sua história. Devido a uma tragédia climática que atingiu sete municípios da região serrana do rio, dezenas de bairros da cidade foram literalmente invadidos por toneladas de lama e entulhos, trazidos por uma enxurrada tida como a maior da história do Brasil e a décima no mundo.

Centenas de pessoas morreram e milhares ficaram desabrigados. Sem saber para onde ir, pessoas circulavam pelos seus bairros ainda sem entender o que havia acontecido. A população mediante a tanta tragédia se uniu nesse momento tão difícil e junto com o poder público ainda que este de forma desorganizada, montaram centro de distribuições e auxilio às vítimas.

Ainda sobre o comando do ex-prefeito eleito pelo PT - JORGE MARIO SEDLASECK, a cidade assistia atônitos a falta de caráter e humanidade do ex-prefeito que aproveitando da situação a qual o município vivia envolveu-se em vários escândalos com denúncias de corrupção e desvio de verbas que seriam utilizadas na ajuda as vítimas.

Meses depois, os governos federal e estadual fazem várias promessas de ajuda financeira e investimentos de infraestrutura e habitação. Novas esperanças tomam conta daqueles que perderam seus pertences e entes queridos.

Porém passado exatos 12 meses nenhum tijolo foi levantado, bairros inteiros continuam a mercê da sorte, sofrendo com a poeria quando o tempo está seco e com a lama quando chove, faltam pontes e escolas e a situação dos moradores dificultam a cada dia que passa. A bem da verdade alguns bairros não tem a mínima condição de serem reerguidos, como o bairro do Campo Grande por exemplo.

As promessas dos governos federal e estadual não se concretizaram e dezenas de pessoas estão retornando para suas casas mesmo estando em área de risco, o medo e a tensão aumenta a cada chuva que chega por menor que seja, o trauma pós-tragédia por muitos anos pairá na mente destas pessoas.

Sabe-se que o município por si só jamais terá condição de se recuperar sozinho de tamanho prejuízo moral, social e financeiro, com qualquer que seja o governante, então, contando com a ajuda das esferas governamentais superiores a cidade sofre dia pós dia enfrentando ainda um caos político onde por pura indefinição do judiciário espera-se para se definir em definitivo quem real e de fato comandará a cidade no decorrer deste ano.

O que espera-se neste momento é que as nossas autoridades e representantes governamentais se sensibilizem com esta data e retomem dentro de suas responsabilidades os andamentos dos projetos e programas e devolvam a esperança e cidadania a esse povo que já sofreu demais nestes últimos 365 dias.



Placas foram postas em diversos bairros, muitas obras não saíram do papel e moradores revoltados picharam as placas expostas no bairro da Posse.



A boneca marca o retrato e não nos deixa esquecer que entre as vítimas dezenas de crianças foram perdidas...


No meio de tanta dor e sofrimento nem mesmo quem está acostumado a acidentes em seu dia-a dia consegue esconder a emoção.


Pessoas que antes possuiam nomes e sobrenomes se transformaram em números...


Em meio a tanta notícias ruins, a solidariedade da população da cidade em todo o território nacional surpreende e é destaque, muitas pessoas permaneceram por semanas auxiliando as vítimas da tragédia, trazendo carinho e conforto aqueles que perderam tudo...


Milhares de imagens marcam este momento triste na história do município, destacamos aqui apenas um pequeno pedaço, não podemos ainda esquecer daqueles que mesmo nos momentos difíceis de suas vidas tiraram força para para estender a mão a um desconhecido.

Lamento por aqueles que perderam seus entes queridos, amigos e seus pertences, mas tenho a certeza que DEUS fará algo de bom por você, acredite!

"Não temas pois sou contigo, não te assombres pois sou teu Deus, Eu te ajudo e te sustento com a destra da minha fiel."

Isaias 41:10

Nenhum comentário: