sábado, 4 de junho de 2011

POLÊMICA DO NOVO FÓRUM

A Câmara Municipal de Teresópolis aprovou por unanimidade a desafetação da Praça Governador Portela e autorizou o Poder Executivo a ceder o mesmo espaço ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para construção de um prédio novo para o Fórum da Comarca de Teresópolis, que está parada no tempo no que se refere ao Judiciário, que já construiu prédios novos em quase todas as Comarcas, onde houve a instalação de novas varas de modo a possibilitar melhor distribuição da Justiça, coisa que o atual prédio do Fórum nao propicia. Em todas as cidades os terrenos são cedidos pela municipalidade, sem qualquer contrapartida e aqui o Municipio receberá dois prédios prontos (Forum e Anexo) mais valiosos e no centro da cidade que poderão ter serventia melhor. Este projeto, apesar de todo o contexto politico atual, não tem dono, mas sim destinatários: a Sociedade de Teresópolis, por isso foi aprovado por unanimidade. Já em duas ou mais oportunidades, nossa cidade perdeu a construção de um novo prédio por causa de opiniões divergentes e esta oportunidade foi crucial, haja vista que o TJ nao pode comprar terrenos, mas apenas contruir prédios com verba do Fundo Especial. Tal projeto foi apoiado pelo Poder Judicário, representado por cinco Magistrados Titulares de Juízos da Comarca de Teresópolis, pessoas do mais alto gabarito moral e intelectual, com transparência. A Sociedade também esteve representada pela OAB TERESÓPOLIS, SIMCOMÉRCIO, FESO e o MOVIMENTO NOSSA TERESÓPOLIS, do qual os Membros da OAB são diretores.

Esta matéria publicada na internet pelo vice presidente da OAB - Teresópolis, Rodrigo Ferreira, foi alvo de grande discussão na internet através das redes de relacionamento, a grande maioria não concordou com o local escolhido gerando grande conflitos de opiniões.

Em tese é grande o número de pessoas que concordam que o local deveria ser melhor analisado antes da aprovação da lei. Eu particularmente acretido que a cidade perde uma grande oportunidade de "desafogar" o centro da cidade e ainda explorar a grande atividade do fórum para o desenvolvimento econômico de outros bairros, pois de acordo com a movimentação do local se criam novos comércios, serviços de transportes como táxi, gastronomia, correios, cartórios...

Em fim, perde a cidade mais uma vez pela complacência de nossos representantes no legislativo que cedem ao capricho de poucos, e assim segue a cidade sem um planejamento estratégico de reurbanização com pensamento no futuro. É mais cômodo para os doutores da justiça estar no centro de uma cidade, onde tem tudo a mão sem pensar no todo, o transito da cidade cada vez mais caótico e os comércios mais distantes do centro cada vez mais em decadência, mas nada disso importa pois aqui é cada um por si e Deus por todos.

Nenhum comentário: