quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

EQUIPAMENTO ELETRÔNICO, COMO PROTEGER DAS TEMPESTADES



Com a chegada do verão e aumento da temperatura, é normal que em cada fim de tarde, ou quase todos, aconteçam as chamadas "chuvas de verão". Em cidades como Teresópolis, é normal que a incidência de raios sejam maiores do em outras áreas, e portanto requer um cuidado maior com os equipamentos eletro-eletrônicos.


O que acontece é que a descarga elétrica produzida pelo relâmpago, gera uma indução eletromagnética capaz de percorrer até 5km, este campo magnético, acaba atingindo as fiações da rede elétrica, de telefonia, tv a cabo e internet a cabo, culminando na queima dos equipamentos a estas conectadas.

A orientação básica para proteger seu equipamento é a não utilização do mesmo em situações que estejam acontecendo grandes tempestades, no entanto, caso seja impressindível a sua utilização, algumas providências poderão ser tomadas afim de amenizar os riscos de queima, como protetores de descargas elétricas, um bom aterramento, além de para-raios.


Estes são alguns itens de proteção contra estes "surtos" de corrente elétrica, que na maioria dos casos têm uma eficácia de 90% quando bem instalados. Para quem pretende instalar alguns destes equipamentos a dica é procurar um profissional qualificado, e para quem não tem condições de arcar com os custos de uma proteção, que na maior parte dos casos tem um custo elevado segue abaixo algumas dicas:

Para quem sai para trabalhar e só retorna no período da noite, o melhor é deixar desligado todos os aparelhos eletrônicos fora da tomada elétrica e para quem utiliza a TV a CABO, ou antena UHF/VHF, a orientação é que também a mantenha desconectada da TV.






Para computadores a dica é sempre deixar desligado da tomada, inclusive o fio de telefone (caso utilize modem) ou fio de rede (caso utilize internet a cabo), em dias de chuva com tempestades é melhor não utilizar.



Telefones, o grande campeão de defeito provocados por descarga, sempre deixar desconectado da tomada (caso seja sem fio) e da linha , não insista! ou vai perder o aparelho.






O filtro de linha embora não seja totalmente eficaz, pode ser um aliado, pois o mesmo facilita o desligamento conjunto de diversos aparelhos e ainda conta com conjunto de componentes (fusível e varistor de proteção) que em alguns casos em que a descarga é pequena se rompe protegendo assim os demais aparelhos.



Enfim previnir é melhor que remediar, lembro ao amigo leitor deste blog, que trabalho no ramo de eletrônica há praticamente 20 anos, e já presenciei diversos casos de queima destes equipamentos pelo simples fato da não prevenção simples, como as citadas acima, portanto é melhor ter um pouco mais de precaução do que ficar com o prejuízo no bolso.

No mais, vamos curtir o verão!

Alexandre Paim.

Nenhum comentário: