A Prefeitura confirmou, no final da tarde da última quarta, 22, o primeiro caso da gripe Influenza A – H1N1 em Teresópolis. O paciente continuaria internado e estaria se recuperando bem, devendo ter alta nos próximos dias. Familiares que tiveram contato com o paciente estão sendo monitorados. A Secretaria de Saúde tranquiliza a população e diz que não há motivos para pânico, já que todas as providências necessárias para manter a doença sob controle estão sendo tomadas. As ações de enfrentamento da Gripe A em Teresópolis já estão sendo feitas desde o mês passado, com treinamento dos chefes das unidades de saúde e dos profissionais que prestam assistência direta aos pacientes, com a capacitação da equipe para atender aos possíveis casos da doença em qualquer ponto da cidade.
Em casos suspeitos, o ideal é procurar atendimento do médico de confiança da famíla ou um posto de saúde. Só devem ser encaminhados aos hospitais casos que inspirem cuidados, como febre acima de 38 graus, dor de cabeça, espirros, tosse, dor de garganta e dor nas articulações.
Nos próximos dias, dois ônibus serão disponibilizados, com médicos e auxiliares, para prestar esclarecimentos a população. Casos suspeitos detectados serão encaminhados aos hospitais. Um dos coletivos ficará na Praça da Matriz, na Várzea, e o outro vai circular por outras praças da cidade. Os principais cuidados para evitar contágio da doença são: lavar as mãos com água e sabão sempre que possível, usar um lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar louças e talheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário