quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

TRICANO INELEGÍVEL ATÉ 2016...


O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na noite desta quinta-feira (13), por maioria, a concessão do registro de candidatura de Mário de Oliveira Tricano (PP) ao cargo de prefeito de Teresópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro. Ele foi o candidato mais votado no município, com mais de 27 mil votos, apesar de ter concorrido com o registro indeferido.

A decisão manteve o indeferimento determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e também em primeira instância. Tricano foi condenado por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2008. Ele foi condenado a inelegibilidade por três anos, mas a Lei da Ficha Limpa (LC 135/10) aumentou o prazo de inelegibilidade para oito anos.

O relator, ministro Marco Aurélio, foi o único voto divergente por não considerar a retroatividade da Lei da Ficha Limpa, que modificou a Lei das Inelegibilidades (Lei 64/90). “A primeira condição da segurança jurídica é a irretroatividade da lei”, afirmou. Segundo o ministro, “a lei não deve prejudicar o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”.

A Lei da Ficha Limpa é aplicável a fatos anteriores a 2010, data da sua vigência, por decisão tomada pelo TSE e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Se assim é, e penso que não é, o caso me compele à insubordinação, à resistência democrática e republicana”, sustentou o ministro.

Para o ministro Marco Aurélio, Tricano foi condenado por fatos ocorridos nas eleições de 2008, quando a prática do abuso econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação acarretavam inelegibilidade de três anos, que já teriam transcorridos.

O ministro Dias Toffoli foi o primeiro a divergir do relator. Disse que não se trata de retroatividade da lei, mas sim da aplicação da nova legislação a atos e fatos que são entendidos como desvalores que passam a impedir ao cidadão o acesso ao direito de receber votos, de ter representação em nome da coletividade. Os demais ministros seguiram a divergência.

Processo relacionado: Respe 30428



A decisão caiu como um balde de água fria no grupo de apoio e admiradores do ex-prefeito que mantinham esperanças de uma vitória no TSE através de uma decisão monocrática do Ministro Marco Aurélio.

Apesar da defesa veemente do Ministro e de seu voto favorável ao deferimento do registro do Tricano, o mesmo foi vencido por cinco votos que mantiveram o indeferimento do registro e ainda a inelegibilidade até 2016 do ex-prefeito.

Tão logo saiu o resultado o assunto tomou conta das redes sociais e grupos contra e favorável ao ex-prefeito manifestaram suas alegrias e insatisfações respectivamente e o embate foi inevitável.  Rapidamente surgiram charges relacionadas ao resultado que também geraram muita polêmica e gozações.

Nenhum comentário: