sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CÂMARA ENCERRA SEUS TRABALHOS EM 2012 GERANDO POLÊMICA...

Nas sessões desta semana os vereadores apresentaram os últimos projetos de leis e aprovaram o orçamento para o ano de 2013, encerrando os trabalhos desta legislatura.  Alguns assuntos foram amplamente discutidos e outros mais importantes nem tanto, como é o caso da proposta de redução no remanejamento do orçamento que hoje é de 50%.  


A câmara rejeitou a proposta de redução para 20% e manteve o alto índice de remanejamento do orçamento por parte do executivo. Vale lembrar que os profissionais e estudiosos da administração pública consideram que o valor ideal gire próximo dos 10%.

Ontem a sessão foi marcada por despedidas e discursos calorosos sobre o resultado do processo de indeferimento do registro da candidatura do ex-prefeito Mario Tricano, os vereadores Claudio Mello (PT) e Dr. Carlão (PMDB) fizeram questão de enaltecerem as ações propostas pelos edis que culminou com o indeferimento do candidato.

Alguns vereadores (não eleitos) ressaltaram o trabalho realizado na câmara e em tom de despedida agradeceram aos que auxiliaram durante a legislatura e julgaram-se sair da câmara com o "dever cumprido" (algo pouco provável).


Um outro projeto muito importante para a cidade foi a aprovação do projeto de ampliação do Teresópolis Shopping Center, que segundo informações ainda não confirmadas teve aprovação por unanimidade.  O projeto prevê a utilização do "espaço aéreo" na rua Edmundo Bittencourt onde o Shopping pretende construir uma passarela de ligando o 2º piso até o estacionamento do lado oposto da rua, para dar seguimento ao processo de ampliação do shopping.  Segundo Dr. Carlão a expectativa é que o empreendimento gere aproximadamente 400 novos empregos para a cidade.




POLÊMICA...

Ao final ficou agendado uma sessão extraordinária para o dia 21 de dezembro às 09:00h onde os vereadores prometem modificar algumas normas internas da casa, assim como diminuir o "poder" do presidente da câmara, que segundo Claudio Mello e Dr. Carlão, se tornou objeto de barganha com vantagens nas negociações entre alguns edis e apadrinhados do presidente.  Esta promete ser uma sessão bastante interessante e que certamente trará a tona uma grande discussão, pois há quem diga que as mudanças são uma foram de retaliação em detrimento dos comentários que os novos vereadores estariam unidos para a formação da nova direção da casa deixando "de fora" os vereadores reeleitos, inclusive nas comissões.

Dr. Carlão afirmou ainda que os recursos recebidos pela câmara não comportam tamanha disparidade entre os altos salários e a quantidade de assessores e que segundo o edil a câmara hoje vive um problema de falta de recurso e as contas não fecham, o edil pretende analisar o fechamento das contas do presidente Cleyton Valentim.   Claudio Mello destacou a importância na mudança do regimento e suas comissões, que na sua visão precisa ter grandes mudanças como exemplo a implantação de comissão de Ética e Decoro Parlamentar. O edil também quer que os salários dos vereadores sejam revistos, aja vista que seus assessores possuem salários mais altos que os próprios edis.

2013 promete...



Nenhum comentário: