terça-feira, 31 de julho de 2012

INVESTIMENTO OU DESPERDÍCIO?


Com o anúncios dos shows da festa do produtor rural, que ocorrerá em agosto deste ano, abriu-se uma série de discussões. Por um lado algumas críticas em relação aos custos dos shows, por outro, há quem defenda  a condição de movimentação da economia por conta de grandes eventos.

Em Petrópolis por exemplo, recentemente aconteceu a Bauernfest, evento de comemora a colonização germânica no município, e que atrai milhares de turistas para a cidade.  Itaipava no mesmo município está anunciando um grande evento de shows onde certamente atrairá um grande público.

É bem verdade que eventos bem organizados e que trazem bons atrativos para o público movimentam a economia local e aquecem o mercado, algumas cidades no país se utilizam desta estratégia para aumentar o ciclo de turistas e assim manter a economia aquecida durante todo o ano ou mesmo para elevar em períodos considerados fracos economicamente.  Porém, há de se ressaltar que o lucro obtido neste cenário pelo poder público acaba sendo revestido em benefício para a população, com serviços de saúde de qualidade, melhores escolas, creches, além de obras públicas bem planejadas e com acabamento de qualidade.

Quando tudo isso acontece a população abraça a ideia de novos investimentos, pois caracteriza a eficiência e a eficácia do gestor público em promover formas de aumento de arrecadação, vinculados a melhorias no serviço público, mostra o compromisso com a coisa pública e a forma transparente de governar.

Esse deveria ser  o objetivo real de promoção de festas, eventos e encontros culturais, obter mais para investir mais, mas quando se utiliza desta "artimanha" com intuito de benefício próprio o resultado certamente não será o esperado e as consequências serão desastrosas.

Nenhum comentário: