domingo, 25 de outubro de 2009

Marketing de Relacionamento


Com a globalização a esfera comercial ficou mais estreita, mais competitiva, onde toda e qualquer diferença em atendimento ou relacionamento comercial com o cliente proporciona grandes diferenças no resultado final e nas metas que devem ser obtidas. Hoje exigimos o máximo em qualidade de atendimento, compromisso com a satisfação, pontualidade e acima de tudo respeito. A importância do marketing de relacionamento no setor privado se dá ao fato de que, com a disputa tão apertada de preços no mercado o fator diferencial de hoje para manter uma empresa viva é o relacionamento, cada vez mais as empresas buscam esta excelência para conquistar a fidelidade do seu cliente.

No entanto, ao compararmos o setor privado com a esfera pública, temos um quadro oposto onde na maioria das vezes o atendimento é frio, apático, sem o compromisso da satisfação e até mesmo da solução dos problemas do contribuinte. Este fato é gerado devido a falta de políticas públicas de relacionamento pessoal, deveria haver treinamentos e campanhas de conscientização, voltados a promover o bem estar tanto dos funcionários quanto dos contribuintes. Falta ainda a desburocratização dos serviços, o incentivo, a valorização do profissional na área pública, tudo isso acaba refletindo no atendimento e no desgaste que o setor público vem sofrendo por conta de má gestão na área de pessoal.

Outro fato importante é que o contribuinte não tem a opção de mudar de município com muda-se de loja ou empresa quando mal atendido, por sua vez o servidor tem sua estabilidade de emprego garantida por lei, o que às vezes funciona como um “escudo” que o protege.

É preciso uma movimentação popular, uma maior cobrança por estes aspectos em matéria de qualidade de atendimento, agilidade, respeito e resultado. Conscientizar o servidor público da importância do contribuinte, até mesmo dos direitos dos mesmos, afinal todos somos contribuintes inclusive o próprio servidor.


Alexandre Paim

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