quarta-feira, 26 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES, RESULTADOS COMEÇAM A SURGIR...

Após vários dias de manifestação por diversas cidades em todo o país, os resultados começam a surgir.  A câmara e o senado criaram "multirões" para acelerar projetos de lei e emenda constitucionais que estavam parados, alguns até mais de 2 anos.

A derrubada da PEC 37, projeto de emenda constitucional que tirava o poder do Ministério Público de efetuar investigações por conta própria, e uma das exigências dos manifestantes, foi derrubada com 430 votos e somente 9 votaram a favor da proposta.

Em outra importante votação o senado aprovou projeto de lei que modifica o código penal e transforma  a corrupção em crime hediondo, tornando este delito com punições mais severas, a proposta agora vai para a câmara e se não houver mudança vai para a sanção da presidenta.

A reforma política também é assunto que ganhou força na discussão entre os parlamentares e pode ser que tenhamos um plebiscito para decidir algumas matérias nas mudanças que vem sendo debatida ao longo dos anos, já que a proposta de uma constituinte específica feita pela presidenta Dilma foi rejeitada.

Em Teresópolis o prefeito Arlei (PMDB), alguns secretários e vereadores, reuniram-se com alguns líderes das manifestações, e junto com um representante da concessionária de transporte público municipal, tentaram chegar a um acordo sobre a redução do valor da passagem. Segundo informações o clima foi tenso e ao final o prefeito Arlei anunciou a redução do valor  de R$ 2,90 para R$ 2,75 e se comprometeu a realizar uma audiência pública para discutir o assunto.  No entanto, os representantes não concordaram com a redução e prometeram continuar lutando por uma redução maior.

Nenhum comentário: