quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

OS TEMPOS MUDARAM...

A administração pública sofreu muitas mudanças ao longo dos anos e a transparência  sem sombra de dúvida foi o maior foco almejado. Visando combater a corrupção e dando maior possibilidade do controle social  dezenas de leis foram surgindo, e com isso, a administração da coisa pública se tornou diferenciada e passível de um controle que muitos gestores não estavam habituados. 

Um outro viés, e que também modificou muito o "modus operandi" na forma de gerir a coisa pública, foi o avanço da internet e sua popularização que chegando na casa de milhões de brasileiros proporcionou a comunicação quase em tempo real de transmissão das informações, daí, destaca-se as famosas "redes sociais", ferramenta imprescindível na comunicação.

E é esse o ponto! O que se fala hoje, pode ser usado contra você amanhã. Nesse mundo digital, qualquer palavra dita, qualquer crítica feita, ou aparente solução apresentada, fica registrada na tela de milhões de internautas, e assim, tão logo se chegue ao poder essas cobranças virão a tona, tornando um encalço e aumentando a responsabilidade daqueles críticos ferrenhos de governos anteriores.

Essa nova ferramenta proporcionou um novo e grande desafio, que é - estar hoje, em posição de oposição a qualquer governo, apresentando críticas e soluções mirabolantes sem que estas estejam embasadas dentro da legalidade e da realidade -  pode ser um verdadeiro "tiro no pé" de quem o faz. As promessas salvadoras não tem mais espaço dentro de tudo o que foi criado nos últimos anos em matérias de leis para transparência e responsabilidade fiscal. Essas mudanças provocaram uma grande diferença na gestão quando a comparamos com as gestões anteriores as estas, hoje qualquer passo dado está sendo monitorado e avaliado pela sociedade, que por sua vez espera resposta para os problemas mais básicos.

E isso não é tão fácil quanto parece ou se deixa transparecer para quem está na oposição.  Assim, quando está do lado inverso da moeda, é que se tem a dura realidade, não existe "salvador da pátria", o trabalho tem que ser feito dentro da legalidade e dentro das condições financeiras que o ente possui. E  tudo aquilo que foi dito antes pode voltar contra o próprio que ventilava soluções enquanto oposição.

Essa é a dura realidade, os tempos mudaram, o controle social e a transparência trouxeram muito mais avanço do que a própria sociedade imagina,  não cabe mais amadorismo na gestão pública, como também não cabe mais a centralização do poder de decisão.  Na administração moderna, já se comprovou que a participação de toda equipe dentro de um projeto e a integração e distribuição de responsabilidades entre os membros é crucial para alcançar o sucesso, e aqui não é diferente, a "máquina" precisa andar, mas andar pra frente porque o tempo urge. 


Um comentário:

Marcio Esbérard disse...

Gostei da sua reflexão.