quarta-feira, 30 de maio de 2012

REVIRAVOLTA NA CÂMARA...

Os vereadores propuseram na sessão de ontem uma proposta de emenda da lei orgânica que modifica novamente o número de cadeiras para a próxima legislatura. A medida pegou muita gente de surpresa e agora novas contas terão de ser feitas.

Segundo a proposta aprovada em primeira votação o número de cadeiras permaneceria em 12 vereadores ao contrário do que foi aprovado no ano passado com número de 21.  A sessão foi tensa e conforme anunciado em toda imprensa local os vereadores não chagavam a um acordo e após uma longa reunião no salão azul, retornaram com a proposta de redução das cadeiras.

Com esta medida os partidos terão de fazer novas contas em relação as suas nominatas pois com o número reduzido as vagas para concorrerem nos partidos também diminuem. Assim diversos pré-candidatos perderão seus sonhos de concorrerem a eleição e muitos que passaram meses se preparando em suas pré-campanhas perderam um tempo precioso que não se recuperará mais.

Lamentavelmente por irresponsabilidade e egoísmo de alguns edis, este que deveria ser um assunto já decidido e definido foi novamente posto a discussão pelo simples fato de não o terem feito na época certa, e assim, evitar este tipo se situação constrangedora e que certamente dificultará a eleição de muitos pré-candidatos e também de alguns edis.

A votação que decidirá em segundo turno acontecerá no dia 08 de junho em sessão extraordinária as 08:30 horas, ainda será possível que a votação tenha novos rumos, mas  caso se confirme cada partido deverá se reunir e rever suas condições de legenda.

ENTREVISTAS NA TV DIÁRIO...

A TV DIÁRIO e o jornal O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS, deram início a uma série de entrevistas com pré-candidatos a prefeito e representantes de partidos no intuito de levar ao eleitor o conhecimento de suas ideias e propostas com vista a eleição de outubro deste ano.

Tive a honra de ser o primeiro entrevistado desta série que por sorteio definiu o PSDB como primeiro partido a ser entrevistado.  Como o partido não terá candidatura própria para o próximo pleito, a mesma foi direcionada de forma que pude dar cara ao programa proposto pelo partido.




Assista a entrevista na íntegra:


Alexandre Paim na Diário TV - Parte 1 de 2 por badarts  no Videolog.tv.




Alexandre Paim na Diário TV - Parte 2 de 2 por badarts  no Videolog.tv.




quarta-feira, 23 de maio de 2012

NINGUÉM SE ENTENDE NO PMDB...

A julgar pelos acontecimentos recentes na política local, vimos que a ganancia pelo poder e a obtenção de vantagens que este proporciona, tenho a clara impressão que ninguém se entende mesmo dentro do atual governo.

Primeiro pelo fato de o governador prometer mundos e fundos ao prefeito interino e não cumprir, como é o caso das casas populares entre outras obras e recursos já anunciados pelo governo e que não se concretizaram até o momento.  Fato este que põe por terra a teoria de que se ter um governante do mesmo partido das esferas superiores facilita a "governabilidade".

Não há recursos se não houver projetos, programas propostos com apresentação de dados concretos que justifiquem a liberação e a ajuda do governo superior, e isto ainda não foi entendido pelo atual governo que se perde em meio as falsas promessas do governo do estado.

Sobre a situação local,  a matéria da colunista Berenice Seara, do jornal Extra, torna-se público o descontentamento de alguns militantes do partido, inclusive do primeiro escalão, que frequentemente solta duras críticas referente ao prefeito o chamando de "despreparado".   A cada dia, os integrantes mais próximos do prefeito tem tentado apaziguar este "fogo amigo", mas pelo visto a cada promessa não cumprida do interino a chama volta a ficar mais alta.



sexta-feira, 18 de maio de 2012

PTN PULA DO BARCO...

Manhã de sexta e notícia fresquinha na política local, o PTN que atualmente tem a direção de Avenir Lima e Gilson do Açougue, deixaram o deputado Nilton Salomão (PT) falando sozinho e caíram nos braços do PMDB, (diga-se Arlei).  Segundo matéria publicada, o grupo que estava fechado com o deputado e era tido como um dos grupos "mais unidos" em relação as nominatas dos partidos concorrentes para a próxima eleição, foi "rachado",  pois a aliança não agradou parte do grupo.

Ainda segundo a matéria, Avenir Lima atual presidente do partido assumirá a Secretaria do Trabalho e Renda na PMT.  Com esta notícia o deputado e pré-candidato do PT ao executivo municipal, sofre um duro golpe tendo seu grupo reduzido apenas ao próprio PT e o PSDC que tem a direção do Pastor Marcos Basílio.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMEÇOU A SACANAGEM...

A reportagem do SBT flagrou, durante a CPI do Cachoeira, nesta quinta-feira (17), o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), enviando uma mensagem de texto pelo celular para o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral - veja o vídeo. Na mensagem, Vaccarezza tranquiliza Cabral: "A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é dos nossos e nós somos dos teu [sic]".




O cinegrafista flagrou o momento exato em que Vaccarezza envia um torpedo tranquilizando o Governador Sergio Cabral.





 

AMIGO DA ONÇA...

Recentemente o site da prefeitura exibiu matéria sobre a reunião exclusiva do prefeito interino Arlei Rosa com o governador do rio Sérgio Cabral (ambos do PMDB).  Nesta, mais uma vez anuncia-se a ajuda do governo do estado para a solução das moradias dos desabrigados e a "novela" da Fazenda Ermitage, além da liberação de mais 10km de asfalto para a pavimentação de ruas da cidade.

Tudo isso poderia ser muito bom se esta não fosse uma promessa já antiga e que como muitas outras não aconteceram.  Recentemente em reunião com os deputados representantes da comissão fiscalizadora da ALERJ em seu gabinete, o prefeito Arlei, disse aos deputados que este mesmo governador havia se recusado a pagar o valor indenizatório pela desapropriação da Fazenda Ermitage, determinado pela justiça no valor de R$ 13,8 minhões.  Ainda segundo o prefeito o governador não concordou com o valor e disse que iria recorrer sem efetuar o depósito o que garantiria desde já a desapropriação.

Então visto pelas promessas anteriores e a forma que o governo do estado vem "empurrando a solução dos problemas com a barriga", creio que a cidade continuará a sonhar com o marketing político que em ano eleitoral cresce assustadoramente com promessas mirabolantes que solucionarão problemas de anos dentro de poucos meses.

Lembro das promessas feitas ainda na gestão do prefeito cassado e agora distante da cidade Jorge Mario, de construções destas casas, aumento na liberação dos aluguéis sociais, salão do turismo, entre outros...




Só posso dizer neste momento que, com um apoio deste os adversários políticos do interino não terão muito trabalho para derrotá-lo nas urnas.

COISAS DO BRASIL...





quarta-feira, 16 de maio de 2012

PSDB E PR JUNTOS...

A Executiva Municipal do PSDB, em Teresópolis, reunida com todos os possíveis candidatos a vereador do partido, endossaram a proposta de aliança com o PR, nas eleições de2012. A reunião da Executiva do PR já havia acontecido há uma semana. Segundo Alexandre Paim, Presidente Municipal do PSDB: “Nosso partido se identificou com as propostas defendidas pelo PR, a favor de moralidade administrativa e defesa do patrimônio público, dentro de uma ótica republicana e de resgate social e econômico de nossa cidade”.


Ainda, conforme o representante do PSDB, a aliança vai alcançar as candidaturas proporcionais dos dois partidos, mas também indica o apoio do PSDB à candidatura majoritária do PR: “Cleyton Valentim tem demonstrado ser uma liderança dinâmica e leal e tem se destacado no seu papel de administrador público. Se em oito meses de gestão, na Câmara Municipal, está resolvendo os problemas daquela casa, o que não poderá fazer na prefeitura? Temos convicção de que não precisamos do novo, nem do velho, mas de alguém que tenha visão administrativa”.

 A aliança entre as duas legendas, além de já contar com o apoio do ex-Governador Anthony Garotinho da Deputada Estadual Clarissa Garotinho, também foi avalizada pelo Deputado Estadual Luiz Paulo, Presidente Estadual do PSDB, o qual, inclusive, preside a Comissão de Representação da Alerj, que tem por objeto o acompanhamento da atuação e dos investimentos a serem realizados pelos Governos federal, estadual e dos municípios na maior catástrofe natural do país, ocorrida em janeiro de 2011: “A aliança entre o PR e o PSDB, em Teresópolis, é pautada num projeto político de oposição ao Governador Sergio Cabral e seus aliados. Estaremos alinhados com um projeto de recuperação econômica para Teresópolis”.




O deputado Luiz Paulo também preside a CPI da região serrana e esteve em Teresópolis, no último, dia 04/5. A perspectiva dessa aliança abre um novo cenário para a disputa eleitoral em Teresópolis, com a construção de um campo político de centro. “Vamos reunir a experiência política e administrativa do PR e do PSDB, que administram cidades importantes em todo o país e construir um programa, com a contribuição de lideranças, autoridades e cidadãos de Teresópolis e do país, porque acreditamos que podemos fazer melhor do que já foi feito em nossa cidade e temos convicção de que poderemos resolver os principais problemas de nosso município” – informou Cleyton Valentim.

A presidente Dilma Roussef foi vaiada por prefeitos nesta terça-feira (15) ao comentar a distribuição de royalties do petróleo. Ela participou da abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, que reuniu cerca de 3,5 mil prefeitos na capital.

 Ao final do seu discurso, alguns prefeitos pediram da plateia que a presidente comentasse sobre a distribuição dos royalties do petróleo. Ela respondeu: “Petróleo, vocês não vão gostar do que eu vou dizer. Não acreditem que vocês conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás. Lutem pela distribuição de hoje para frente”.

Nesse momento, a presidente foi vaiada e encerrou o discurso. Os royalties são tributos pagos pelas empresas aos estados de onde o petróleo é extraído, como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. A nova proposta já aprovada pelo Senado prevê a diminuição do repasse aos estados produtores e um aumento para os que não produzem o óleo. O projeto está agora na Câmara, onde foi criado um grupo de trabalho para analisar a matéria.

 Sabe-se agora que, depois de ser vaiada na Marcha dos Prefeitos, a presidente Dilma Rousseff foi dura ao falar com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski. As imagens flagraram a presidente Dilma de dedo em riste ao se referir a Ziulkoski.


 Dilma disse para ele que não adiantava estimular o movimento pela redistribuição dos royalties do petróleo, motivo pelo qual foi vaiada. E irritada mandou um recado: que Ziulkoski pensasse diferente e parasse com aquela estratégia. Isso porque os prefeitos poderiam até aprovar a matéria no Congresso.  Mas que seriam derrotados no Judiciário, numa referência ao direito adquirido dos estados produtores. Procurado pelo Blog, Ziulkoski disse que “foi uma deselegância” o fato de Dilma ter sido vaiada no evento. E explicou que a iniciativa partiu de um grupo de prefeitos e não da Confederação. Sobre a advertência recebida pela presidente Dilma, preferiu não falar.

Nem precisa, pois todos sabiam de seu autoritarismo, mais cedo ou mais tarde a mascara ia cair mesmo...

domingo, 13 de maio de 2012

4 PM'S SÃO ACUSADOS DE ESTUPRO...

Notícia vinculada esta semana no jornal nacional de denúncia de estupro por quatro PM's de Teresópolis. Segundo a matéria uma menor de 14 anos foi violentada por um dos policiais após efetuar a chamada para o 190, solicitando uma ajuda.

O que chama mais a atenção é o fato do delegado de polícia ainda não ter chamado nenhum dos policiais envolvidos no caso para depor, seria o famoso corporativismo?

Até onde vamos chegar? Os que deveriam nos proteger e nos dar segurança cada vez mais aparecem nas manchetes jornalísticas praticando delitos desde assaltos, tráfico de armas e drogas e agora estupro.  É preciso uma reforma e mais rigor em nossas leis, a impunidade é a maior incentivadora para os maus cidadãos.



terça-feira, 8 de maio de 2012

A HORA DA DECISÃO...


De acordo com o calendário eleitoral, a partir do dia 10 de junho, os partidos políticos estarão liberados a realizarem as suas convenções partidárias para decidirem quais serão seus candidatos a prefeito e vereadores para o próximo pleito.

O PP partido do ex-prefeito Mario Tricano foi o primeiro a anunciar a sua convenção que ocorrerá no primeiro dia permitido pelo TRE.  Os militantes e correligionários do partido estão confiantes e prometem ir as ruas o mais cedo possível cumprindo a risca o calendário eleitoral.

Já os demais partidos ainda não se pronunciaram quanto a data de suas convenções, no entanto, é chegada a hora da decisão, alianças desfeitas x alianças feitas, assim vai se desenhando o novo quadro político local, algumas chapas ainda continuam indefinidas, rumores e especulações tomam conta das esquinas e redes sociais, a ordem agora é "adivinhar", militantes ou simples simpatizantes adotam a tática das indicações e desejos pessoais frente a escolha estratégia e partidária dos lideres de cada partido.


Provavelmente a cidade terá mais de três opções de voto ao cargo majoritário e o eleitor terá um "leque" de opções diferenciado e para todos os gostos, atualmente estão pleiteando uma vaga dentro de seus partidos para a candidatura, Arlei (PMDB), Nilton Salomão (PT), Maria do Rosário (PTB), Celso Dalmaso (PSC), Mario Tricano (PP), Clayton Valentyn (PR) e Dr. Maurilio Schiavo (PPS).  Outros nomes ainda vinculam na mídia mesmo que timidamente, ainda se comenta que o Marcio Catão (PSD) que era tido com um dos pré-candidatos provavelmente será o vice de Arlei na chapa.


O importante é que cada eleitor tenha a consciência que dependendo do resultado no dia 7 de outubro, a cidade poderá continuar estagnada no tempo e assistindo passivamente o crescimento dos municípios em seu entorno.


Ou seja está em suas mãos, na nossa mão a melhor decisão para onde queremos chegar.

domingo, 6 de maio de 2012

TENSÃO NA CÂMARA...

A sessão da última quinta feira, (03) foi tensa, cansado de esperar pela ajuda do governador do estado, Sergio Cabral (PMDB) que até agora só prometeu mas não cumpriu nenhuma delas, vereadores de oposição e aliados da base tentaram por em votação um voto de repúdio ao governador.  Porém por uma manobra do líder do PMDB na casa, o vereador Dr. Carlão impediu que o mesmo fosse posto em pauta mesmo com a proposta de modificação do texto.


Embora seja merecido, alguns edis concordaram que este poderia atrapalhar ainda mais o processo e dificultar as liberações dos tão esperados recursos e obras para cidade por meio de uma retaliação do governador caso o voto fosse aprovado.  "Este seria um tiro no pé, uma arma perfeita para os adversários políticos do governador, imaginem este voto na mão do Garotinho" comentou um edil fora da sessão.



Dr. Carlão:

"Voto de repúdio é voto de repúdio independente de texto ou não analisou o edil após a sessão"


















Minha opinião é que não só seria merecido como também muito bem vindo, é lamentável que devido ao ano eleitoral algumas verdades são postas em "baixo do tapete" e somos obrigados a ficar a mercê da boa vontade de nossos governantes.

AUDIÊNCIA PÚBLICA...

Aconteceu na última sexta feira, 04 a audiência pública promovida pelo diretório do PSDB de Teresópolis e realizada na câmara municipal.  O evento que teve a participação do deputado estadual Luiz Paulo (PSDB), presidente da comissão da ALERJ que fará o acompanhamento das obras de recuperação dos municípios atingidos pelas chuvas de janeiro passado em toda a região serrana.



O deputado após a abertura da audiência pelo presidente do diretório Alexandre Paim, fez uma breve explanação do relatório da CPI da ALERJ, que apurou as causas, efeitos e responsabilidades do poder público referente a catástrofe de janeiro de 2011, e comentou também sobre os trabalhos da nova comissão.


Lideres de comunidades e entidades civis utilizaram o espaço disponível para levar ao conhecimento do deputado as demandas e atuais situações das regiões, principalmente no interior. Foram entregues documentos comprobatórios de supostas irregularidades no andamentos de obras principalmente em relação a pontes que até hoje não foram construídas.




Uma questão levantada pelo advogado Dr. Darci de Carlo (à direita), a construção do novo fórum, chamou a atenção do parlamentar e de todos os demais presentes. De acordo com o depoimento do advogado e representante a AMOVARZEA, o empreendimento não tem qualquer sinalização dos valores, prazo para entrega e número do processo de licitação que esclarece qual a empresa vencedora da licitação, objeto obrigatório de acordo com a lei da administração pública.  O advogado afirma ainda que existem documentos que comprovam que a empresa vencedora desta obra não foi a DELTA.  O deputado Luiz Paulo, ficou de receber uma comissão da associação em seu gabinete para receber maiores esclarecimentos e comentou sobre o fato da transparência ser uma obrigação nos três poderes.



Representando a AVIT o Sr. Luiz Carlos, levou uma relação de terrenos e locais para empreendimentos das casas populares, algo tão sonhado pelas vítimas da tragédia, o  objetivo era comprovar que existem locais disponíveis para a construção das casas em terrenos diversos, e que a "desculpa" utilizada pelos órgãos governamentais da falta de terreno na cidade não é uma realidade.

Os comerciantes forma representados pelo presidente do SINCOMERCIO, Igor Edelstein que levou ao conhecimento do deputado as dificuldades do pequeno e micro empresário, em relação a obtenção de créditos de financiamento, estando com parcelamentos de impostos com as esferas governamentais, que segundo o empresário provoca um "entrave" na recuperação econômica do município.

 Registra-se que o único vereador presente na audiência foi o presidente da casa Clayton Valentin (PR) que ao final manifestou apoio a população e as associações para dar acompanhamento aos pedidos e convidou os populares presentes a participarem ativamente das sessões da câmara.  Clayton comentou sobre a possibilidade do voto de repúdio proposto na sessão do dia anterior e que só não foi votado devido a manobra do líder do PMDB na câmara Dr. Carlão.  O Edil afirma que parte da situação vivida pelas vítimas das chuvas que ainda não foram resolvidas é por puro descaso do governador Sergio Cabral (PMDB), que só promete e não age.