segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

BIOMETRIA...

O sistema de biometria utilizado pela Viação Dedo de Deus e 1º de Março, para a identificação dos usuários do transporte na modalidade "gratuidade", vem causando grandes discussões. Empresas em diversos municípios do país já estão utilizando este sistema, alguns com tecnologias até superiores incluindo até reconhecimento facial.


O grande problema encontrado e que se discute é se há a questão de mal atendimento ou represália pela gratuidade ou se há realmente indícios suficientes que comprovam o abuso e as fraudes envolvendo os usuários, principal objeto questionado pela concessionária dos serviços.

Ainda há a falta de informação ao usuário, principalmente  idosos, que quase em sua totalidade necessita de auxilio para acionar o dispositivo, causando insegurança e desconforto, alguns temem  utilizar o serviço, talvez se houvesse melhores explicações de como operar o sistema os usuários ficaria mais seguros para utilizá-lo.

Uma opção seria a de montagem de stands com simuladores em alguns locais da cidade onde a população seria melhor informada, poderiam testar o equipamento e assim ficariam mais seguros para utilizar o sistema.


Uma outra questão é, cada vez mais a tecnologia está fazendo parte de nosso dia a dia tornando nossas vidas mais fáceis mas ao mesmo tempo complicadas se não soubermos aproveitá-las. Fato é que não podemos fechar os olhos as mudanças que ocorrem e que irão ocorrer nos próximos anos quando o assunto é tecnologia.


É claro que o interesse maior é o coletivo (não o da empresa) e sendo assim cabe ao poder público coibir os abusos e defender o interesse da população que cada vez mais se sente acuada e pressionada pelos donos do poder. É preciso verificar mais de perto esta questão e saber de fato quem está levando a pior, mas o que não pode é simplesmente aceitar as imposições feitas sem questioná-las.




Nenhum comentário: