terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PASSAGEM MAIS CARA...




O recente aumento da passagem de ônibus autorizado pelo poder executivo vem causando grandes discussões nas redes sociais, falam-se em novas manifestações e protestos contra o aumento.  Essa discussão é sem fim e de difícil conclusão pois, de um lado está a população que carece cada vez mais de boas condições de transporte público a preços justos,  do outro lado, os empresários que alegam que o valor do transporte precisa ser reajustado para suprir os aumentos do piso salarial, combustível, peças de manutenção, entre outros.

A gratuidade é um dos pontos polêmicos desta discussão pois colocam em cheque o cálculo da planilha de custos que a empresa apresenta para justificar o pedido de aumento da tarifa.

É certo que essa é uma novela sem fim, e que a população sempre estará no meio dessa verdadeira "queda de braço" entre poder público e empresários, e que é real a insatisfação da população com a qualidade do serviço prestado, atrasos nos horários, superlotação e falta de algumas linhas são as reclamações mais ouvidas nas conversas com populares.

A empresa se defende alegando que os atrasos nos horários são devido aos grandes congestionamentos no centro da cidade, que acaba provocando também uma má distribuição no transporte, alguns ônibus andam lotados e outros que passam logo após acabam ficando vazios.

Já houve vários debates sobre o assunto e inclusive uma audiência pública foi promovida na Câmara Municipal, mas até agora não se conseguiu chegar a um denominador comum, há um consenso entre todos de que a cidade já deveria ter a integração dos transportes e talvez isso ainda ajudaria a diminuir o caos no trânsito da cidade, mas esse é um outro problema a ser resolvido, onde fazer e como fazer?

Enfim, vamos torcer para que em um tempo não muito distante se chegue a uma conclusão e que esta seja de certa forma boa para todas as partes, transporte de qualidade e eficiente para a população e um preço justo e condizente para a manutenção do serviço.

Nenhum comentário: