Este é o valor do orçamento para o ano de 2013, estimado pela prefeitura municipal de Teresópolis. De acordo com as informações recebidas, a câmara deverá votar hoje em sessão ordinária a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é composta pela previsão de receita e fixação das despesas do exercício 2013.
É fato que as estimativas estão bem otimistas pois o município teve estimado um orçamento para 2012 de pouco mais de R$ 300 milhões e segundo informações extra-oficiais o valor não foi alcançado ficando bem abaixo do esperado. Resposta certa mesmo saberemos ao final do exercício quando o governo divulgar o balancete final contendo toda a arrecadação e despesa.
Vale lembrar que o valor do orçamento engloba todas as arrecadações do município, (impostos, taxas, royalties, cota parte de ICMS, IPVA, etc..) bem como as transferências governamentais e emendas parlamentares (que podem vir ou não). E que a receita corrente líquida do município (RCL) que é a receita real, com repasses constitucionais e arrecadação própria está próxima dos R$ 190 milhões, e é através desta receita que o município tem maior liberdade de remanejamento e direcionamento para investimentos na cidade. (ressalva para as "amarras" de folha de pagamento e investimentos nas áreas da saúde e educação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário